Beijing – Os departamentos de segurança pública da China desvendaram 391 mil casos de golpes por telefone e internet de janeiro a novembro de 2023, anunciou sexta-feira o Ministério da Segurança Pública do país.
Para dar um forte golpe às atividades criminosas relevantes, o ministério lançou em 2023 várias campanhas de aplicação da lei visando os golpes do tipo. No total, 79 mil suspeitos foram detidos, incluindo 263 pessoas que financiavam, lideravam ou eram responsáveis por tais atividades.
A pasta também enviou equipes de trabalho para países como Tailândia, Filipinas e Camboja para participar em missões internacionais de aplicação da lei. Vários esconderijos criminosos no exterior foram destruídos, e mais de 3 mil suspeitos foram capturados no processo.
Para lidar com os golpes por telefone e internet no norte de Mianmar, que afetam cidadãos chineses, as autoridades de segurança pública de diversas regiões provinciais, incluindo Yunnan, promoveram a cooperação policial nas regiões fronteiriças conforme instruções do ministério.
Com a estreita cooperação entre a China e Mianmar, um total de 41 mil suspeitos de golpes por telefone e internet foram transferidos para a China, e várias grandes redes criminosas foram efetivamente erradicadas.
Para fornecer uma base jurídica sólida para o tratamento dos casos do gênero, o ministério, juntamente com outros departamentos relacionados, elaborou “medidas conjuntas de punição para golpes por telefone e internet e crimes relacionados”, a fim de implementar melhor a lei contra tais crimes.