Lhasa – Um projeto de energia eólica em grande escala, com uma altitude média de 4.650 metros e com uma capacidade instalada total de 100 megawatts, começou a operar nesta segunda-feira na Região Autônoma de Xizang, no sudoeste da China.
De acordo com o CHN Energy Investment Group (CHN Energy), espera-se que o grupo de 25 turbinas eólicas em Nagqu forneça aproximadamente 200 milhões de kWh de eletricidade por ano, economizando cerca de 60 mil toneladas de carvão padrão e reduzindo as emissões de dióxido de carbono em cerca de 160 mil toneladas.
Apesar das condições adversas causadas pela altitude elevada, o projeto foi concluído em cerca de 260 dias e com um investimento de 640 milhões de yuans (US$ 90,36 milhões).
A construção e a operação do parque eólico desempenharão um papel crucial na demonstração e promoção da pesquisa, desenvolvimento e aplicação de turbinas eólicas de alta altitude, bem como no desenvolvimento em larga escala de projetos de energia eólica de alta altitude, disse o CHN Energy.
Nos últimos anos, Xizang tem promovido ativamente o desenvolvimento de fontes de nova energia, como a energia fotovoltaica e eólica. A capacidade instalada total da região inclui energia hidrelétrica e fontes de energia emergentes, como energias eólica e solar.