Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Helicóptero não tripulado chinês aumenta gestão marítima da China

Beijing – O helicóptero não tripulado AR-500, desenvolvido pela China, foi oficialmente listado como equipamento de gestão marítima na Província de Shandong, no leste da China, de acordo com a Aviation Industry Corporation of China (AVIC).

   Dois helicópteros não tripulados AR-500 foram recentemente incluídos no sistema de equipamentos de gestão marítima para as autoridades marítimas de Shandong, aumentando consideravelmente o controle dinâmico do tráfego aquático e a resposta de emergência a acidentes com navios, informou a AVIC, principal fabricante de aeronaves da China.

   Esses helicópteros realizarão missões de investigação e coleta de evidências sobre embarcações ilegais nas águas do Mar Amarelo e do Mar de Bohai e serão encarregados de busca e resgate, monitoramento de derramamento de óleo e outras missões.

    Projetado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Helicóptero da China (CHRDI, na sigla em inglês), sob a AVIC, o AR-500 é um sistema de helicóptero não tripulado de classe 500 kg, apresentando alta qualidade, alta confiabilidade e forte adaptabilidade ambiental.

   O AR-500 é capaz de operar em todas as condições do tempo, como chuva moderada, neve leve, vento forte e outros desafios meteorológicos. Ele pode fazer missões em vários ambientes cobrindo planalto, deserto, oceano, montanhas e muito mais, disse Shi Lei, líder da equipe de desenvolvimento do AR-500 do CHRDI.

   O AR-500, que está recentemente listado no sistema de equipamentos de gestão marítima de Shandong, é um helicóptero não tripulado avançado que serve a China neste setor, de acordo com o desenvolvedor.

   O helicóptero tem 7,33 metros de comprimento, 1,58 metro de largura e 2,43 metros de altura. Tem uma carga útil máxima de 75 kg, uma distância máxima de controle remoto de 150 km, uma resistência máxima de 400 km e uma velocidade máxima de voo de 150 km por hora.

   Como equipamentos modernos de gestão marítima, os helicópteros não tripulados desempenharão papéis-chave em diversos campos, desde a prevenção e controle da poluição até operações de busca e resgate de emergência, disse a AVIC.

   O AR-500, um helicóptero multifuncional não tripulado, é equipado com várias cargas úteis avançadas, como um módulo fotoelétrico equipado com um sensor de imagem térmica infravermelho, um sistema de identificação automática para navios e um alto-falante direcional.

   Como resultado, ele pode servir a diversas missões na gestão marítima, incluindo transmissão de vídeo em tempo real de longa distância, entrega de suprimentos de socorro em esforços de resgate de emergência e muito mais.

   Complementando efetivamente outros equipamentos relacionados, os helicópteros não tripulados oferecem vantagens significativas, como decolagem e pouso vertical, bom desempenho em baixa altitude, flexibilidade, baixo risco e baixo custo, disse Shi.

   “Portanto, eles têm grandes perspectivas em melhorar as capacidades de resgate de emergência, gestão dinâmica de navios e monitoramento de poluição, enquanto melhoram muito a eficiência dos esforços de resgate e reduzem a perda de vidas e propriedades”, acrescentou Shi.

   A AVIC está comprometida em desenvolver equipamentos aeronáuticos modernos e eficazes adicionais para sustentar a gestão marítima do país e o trabalho de resgate de emergência, disse a fabricante chinesa de aeronaves.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo