Chengdu – Os pandas gigantes Yang Guang e Tian Tian chegaram à Província de Sichuan, no sudoeste da China, na manhã desta terça-feira, depois de encerrarem sua estadia no Reino Unido.
A dupla pousou no Aeroporto Internacional Shuangliu, de Chengdu, por volta das 6h50, antes de ser enviada para a base de pandas gigantes de Bifengxia, em Ya’an, para uma quarentena de um mês.
Yang Guang e Tian Tian, literalmente significando Luz do Sol e Querido, chegaram ao Zoológico de Edimburgo em dezembro de 2011 em um empréstimo de 10 anos, que foi posteriormente estendido por mais dois anos. Como os únicos pandas no Reino Unido, eles tiveram atenção significativa, atraindo um número recorde de visitantes para o zoológico.
Eles não deram à luz nenhum filhote durante sua estadia no Reino Unido. Houve várias tentativas de engravidar Tian Tian, mas nenhuma delas foi bem-sucedida.
Antes de sua partida, o Zoológico de Edimburgo realizou sessões de treinamento para aclimatar a dupla à jornada. O zoológico também havia preparado bambu fresco para os pandas como alimento durante o voo.
De acordo com a Administração Nacional de Florestas e Pastagens, os pandas chineses que vivem em 23 instituições em 19 países estrangeiros estão em boas condições de saúde, e a colaboração internacional a este respeito é frutífera.