Beijing – Qualquer que seja a retórica chamativa que as autoridades do Partido Progressista Democrata (PPD) de Taiwan tentarem usar, não poderá encobrir sua tentativa maliciosa de vincular os moradores de Taiwan à carruagem de guerra da “independência de Taiwan”, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês na terça-feira.
O porta-voz Wang Wenbin fez as declarações ao comentar sobre Tsai Ing-wen, líder da região de Taiwan, que disse em um comício de campanha do PPD recentemente que “não queremos a paz ao estilo de Hong Kong, queremos a paz com dignidade”, as eleições gerais de 2024 não são uma escolha entre paz e guerra, e é a população de Taiwan que deve escolher a paz com dignidade.
Observando que não se trata de uma questão de relações exteriores, Wang disse que Taiwan é uma parte inalienável do território da China e que a eleição na região de Taiwan é puramente um assunto interno da China.
Wang enfatizou que a “independência de Taiwan” é tão incompatível com a paz através do Estreito tal como fogo com água, o que significa guerra e leva a um beco sem saída.
Qualquer que seja a retórica chamativa que as autoridades do PPD tentarem usar, não poderá encobrir sua tentativa maliciosa de vincular os residentes de Taiwan à carruagem de guerra da “independência de Taiwan”, disse Wang, acrescentando que não pode mudar o fato de que os elementos da “independência de Taiwan” estão fadados ao fracasso e não podem parar a tendência irreversível de reunificação da China.