Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Cidades do Meio-Oeste dos EUA buscam cooperação com a China

Chicago – A prefeita pro tempore de Kansas City, no estado americano do Missouri, Ryana Parks-Shaw, acaba de voltar da China depois de participar de uma conferência de cidades irmãs e visitar as cidades chinesas de Xi’an, Yan’an e Shanghai.

“Fizemos dois acordos de cidades-irmãs com a China”, disse Parks-Shaw à Xinhua à margem da 7ª Gala Anual de Chicago da Câmara Geral de Comércio da China (CGCC), realizada recentemente em Chicago. Kansas City fez um acordo de cidade-irmã com Xi’an, capital da Província de Shaanxi, no noroeste da China, em 1989, e tornou-se cidade-irmã com Yan’an, outra cidade em Shaanxi, em 2017.

“Estou interessada em garantir que o relacionamento entre Kansas City e a China cresça e se desenvolva, porque temos duas cidades-irmãs na China e, por isso, quero apoiar o crescimento do desenvolvimento do relacionamento”, disse ela.

Esta é a segunda vez que Jim Hovland, prefeito de Edina, no estado americano de Minnesota, e Rod Robinson, prefeito de Elkhart, no estado americano de Indiana, participam da Gala Anual de Chicago da CGCC.

“Acho que essa é mais uma chance de fazer amizades globais e construir uma espécie de base subnacional de pessoas que estarão envolvidas em tornar o mundo um pouco mais seguro, um pouco mais próspero”, disse Hovland à Xinhua. “Devido à natureza de nossos dois países, esse relacionamento (China-EUA) é particularmente importante neste mundo global em que vivemos.”

“Desta vez, estou voltando para casa com a noção de que não estamos enviando alunos suficientes para a China”, disse Hovland.

Edina tem uma escola chinesa que funciona principalmente nos finais de semana. Hovland está pensando em ter uma escola de tempo integral que ensine chinês como imersão.

Elkhart, uma cidade a 110 milhas a leste de Chicago, no estado de Indiana, no Meio-Oeste dos EUA, é conhecida por sua fabricação de veículos recreativos, além de ser a “capital dos instrumentos musicais” dos Estados Unidos.

Elkhart significa qualidade de lugar e qualidade de vida. “O que estamos fazendo lá é criar uma relação em torno da música e das artes que queremos desenvolver como parte de nossa comunidade”, disse o prefeito de Elkhart, Rod Roberson, ao promover sua cidade para a Xinhua.

“Acredito que temos uma área muito fértil para atrair talentos e habilidades”, disse Roberson.

“Estou muito otimista em relação ao laços entre a China e os EUA, especialmente após minha visita à China, e definitivamente animada com as oportunidades potenciais de intercâmbios entre pessoas para que possamos continuar a fortalecer a amizade com a China”, disse Parks-Shaw.

“É um mundo muito grande lá fora, e há muito espaço para dois países prósperos competirem entre si de forma amigável”, citou Hovland a frase do líder chinês. “Não gosto da animosidade que está se formando em nível nacional. Acho que isso não é saudável para ninguém. Gosto das oportunidades que se apresentam.”

“Esses dois grandes países têm obrigações não apenas consigo mesmos e entre si, mas com o resto do mundo”, enfatizou Hovland.

Roberson também está otimista sobre a relação China-EUA. “Essa é a relação que levará nossas autoridades governamentais, sejam elas estaduais ou federais, a criar o tipo de políticas exigidas pelas pessoas que vivem nessas comunidades locais.”

“Todos nós queremos ter um relacionamento com os outros”, enfatizou.

A Associação Heartland China dos Estados Unidos (USHCA, na sigla em inglês) organizou uma delegação bipartidária de seis prefeitos americanos representando comunidades ao longo da Bacia do Rio Mississippi para visitar seus homólogos na China em novembro deste ano.

Os seis prefeitos do Heartland dos EUA visitaram cinco cidades chinesas em 10 dias para colocar em prática estruturas de cooperação bilaterais em nível local e iniciar intercâmbios bidirecionais como parte do projeto Yangtzé-Mississippi de Intercâmbio de Transição Energética de Municípios da USHCA.

Steve Grand, consultor de comunicações oficiais da USHCA, fez um filme sobre a viagem dos seis prefeitos. “Como cineasta, através das lentes, vi sorrisos e risadas e pessoas acenando com a cabeça em vez de dizer não. Foi uma viagem realmente interessante”, disse ele, compartilhando sua experiência da viagem na Gala Anual de Chicago da CGCC.

“Reunir-se é um começo. Manter-se unido é progresso. Trabalhar juntos é sucesso”, Grand citou Henry Ford. “Nossa viagem foi o começo do fim de manter a união para o progresso e trabalhar juntos para o sucesso.”

Sair da versão mobile