Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Chanceler chinês diz que solução de dois Estados é única forma de resolver a questão palestina

Nações Unidas – A solução de dois Estados é a única maneira de resolver fundamentalmente a questão palestina, disse o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, nesta quarta-feira.

Ao se reunir com a imprensa após presidir uma reunião de alto nível do Conselho de Segurança da ONU sobre a questão palestino-israelense, Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, enfatizou que a solução de dois Estados é a única saída.

A solução da questão palestina não carece de grandes planos ou slogans, mas de coragem e ações para defender a justiça, disse Wang.

“A solução de dois Estados é a linha de fundo para a justiça internacional. Não há como recuar nisso. A independência do Estado é um direito nacional inalienável do povo palestino, um direito que não pode ser negociado”, disse.

“Diante da injustiça histórica sofrida há muito tempo pelo povo palestino, ninguém tem desculpa para procrastinar e não há justificativa para a inação. Quando se trata de questões relacionadas ao futuro do povo palestino, nenhum país tem direito de veto”, disse Wang.

A questão palestina está no centro da questão do Oriente Médio e deve ser priorizada, em vez de marginalizada, na agenda internacional, disse ele, observando que somente quando a solução de dois Estados for totalmente implementada é que o Oriente Médio poderá desfrutar de uma paz genuína e Israel de uma segurança duradoura.

A China pede a convocação de uma conferência internacional de paz com base mais ampla, mais autoritária e mais eficaz para construir ainda mais um consenso sobre a promoção da paz e elaborar um cronograma e um roteiro concretos para promover uma solução abrangente, justa e duradoura para a questão palestina, disse ele.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo