Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Beijing continua liderando ranking global de cidades científicas do Nature Index

Foto: Ju Huanzong

Beijing – Beijing continua sendo a cidade científica mais importante do mundo, segundo o ranking global de cidades científicas 2023 do Nature Index, divulgado nesta quarta-feira.

É a sétima vez consecutiva que a capital chinesa ocupa o primeiro lugar desta lista, que acompanha a autoria de artigos em 82 revistas de pesquisa de alta qualidade.

Entre as dez primeiras, Beijing é seguida pela área metropolitana de Nova York, Shanghai, área metropolitana de Boston, área da Baía de São Francisco, Nanjing, Baltimore-Washington, Guangzhou, área metropolitana de Tóquio e Wuhan.

Além de Beijing, nove outras cidades chinesas estão classificadas entre as 20 mais científicas do mundo.

De acordo com as estatísticas mais recentes, o estoque de patentes de Beijing em inteligência artificial está em primeiro lugar no mundo. Há em média na capital chinesa 218,3 patentes de invenção para cada 10.000 pessoas, ocupando o primeiro lugar no país.

“Beijing e outras cidades asiáticas estão crescendo rapidamente no campo da ciência, tecnologia e inovação”, disse Zeng Rong, vice-presidente da Universidade Tsinghua. “Há uma necessidade maior de que elas desempenhem um papel importante na cooperação internacional nesse campo.”

Sair da versão mobile