Beijing – O banco central da China anunciou neste domingo que ele e a Administração Nacional de Regulação Financeira aprovaram um pedido da joint venture chinesa da Mastercard para realizar operações de compensação de cartões bancários no país.
A Mastercard NUCC Information Technology (Beijing) Co., Ltd, uma joint venture da Mastercard e da NetsUnion Clearing Corporation (NUCC), pode autorizar suas instituições membros a emitirem cartões bancários em Yuan com a marca “MasterCard” na China, confirmou o Banco Popular da China (BPC).
A Mastercard é a segunda instituição de compensação de cartões bancários do exterior a entrar no mercado chinês. Em 2020, o banco central da China aprovou um pedido da joint venture chinesa American Express para realizar esses tipos de negócios no país.
A decisão demonstra a determinação da China em se abrir mais para o mundo exterior, disseram fontes internas.
O BPC disse que promoveria o trabalho sobre o acesso ao mercado de compensação de cartões bancários de forma ordenada, ao mesmo tempo em que melhoraria o sistema regulatório para equilibrar desenvolvimento e segurança.
Os especialistas observaram que a medida é propícia à construção de uma estrutura estável do mercado de compensação de cartões bancários com concorrência efetiva e ao aprofundamento da reforma estrutural do setor de pagamentos do lado da oferta.