Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Chanceler chinês fala sobre cúpula China-EUA e participação de Xi na 30ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC

Foto: Li Xueren/Xinhua

Beijing – O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, informou à mídia neste sábado sobre as conversas do presidente chinês, Xi Jinping, com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e sua participação na 30ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC, em São Francisco.

   Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que é amplamente aceito que a viagem do presidente Xi atraiu a atenção mundial, o que acrescentou estabilidade às relações entre a China e os EUA, trouxe um novo ímpeto à cooperação entre a Ásia e o Pacífico e injetou energia positiva no cenário internacional e regional.

   O presidente Xi destacou em São Francisco que China e Estados Unidos devem assumir uma nova visão, observando que os dois países devem desenvolver conjuntamente uma percepção correta, administrar as divergências de forma eficaz e apreciar os princípios e as linhas vermelhas um do outro, avançar conjuntamente a cooperação mutuamente benéfica, assumir conjuntamente as responsabilidades como países importantes e promover conjuntamente os intercâmbios entre as pessoas, disse Wang, acrescentando que isso construiu cinco pilares para as relações entre a China e os EUA e estabeleceu a “visão de São Francisco” orientada para o futuro.

   Reafirmando os cinco compromissos que ele assumiu na cúpula de Bali, o presidente Biden disse que os Estados Unidos não buscam uma nova Guerra Fria, não buscam mudar o sistema da China, não buscam revitalizar alianças contra a China, não apoiam a “independência de Taiwan” e não têm intenção de entrar em conflito com a China, disse Wang.

   Graças aos esforços conjuntos de ambos os lados, mais de 20 resultados importantes foram alcançados na reunião, incluindo o estabelecimento de um grupo de trabalho sobre cooperação contra o narcotráfico e o acordo para retomar, com base na igualdade e no respeito, a comunicação de alto nível e o diálogo institucional entre as duas forças armadas e para promover conjuntamente o sucesso da 28ª sessão da Conferência das Partes (COP28) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, em Dubai, disse Wang.

   Wang afirmou que a cúpula de São Francisco é um evento importante na história das relações entre a China e os EUA, bem como nas relações internacionais, e é conducente para o avanço do relacionamento entre os dois países na direção de um desenvolvimento saudável, estável e sustentável.

   Ao mesmo tempo, Wang pediu que os dois lados estejam cientes de que a relação entre a China e os EUA nunca foi tranquila. Ainda há muitos problemas profundos e estruturais, além de muitos riscos e desafios que precisam ser enfrentados em conjunto, disse ele, observando que São Francisco não deve ser a linha de chegada, mas um novo ponto de partida.

   Durante a visita, o presidente Xi foi convidado para um jantar de boas-vindas oferecido conjuntamente por organizações amigáveis nos Estados Unidos, durante o qual ele fez um importante discurso, enfatizando que a base das relações China-EUA foi colocada por nossos povos, a porta das relações China-EUA foi aberta por nossos povos, as histórias das relações China-EUA são escritas por nossos povos e o futuro das relações China-EUA será criado por nossos povos, disse Wang.

   As interações cordiais do presidente Xi, mais uma vez, com personagens amigáveis de todas as esferas da vida nos Estados Unidos nos fizeram sentir profundamente que a base da amizade entre a China e os EUA ainda existe, o ímpeto dos intercâmbios permanece e a perspectiva de cooperação é promissora, acrescentou.

   O presidente Xi fez uma análise profunda da inspiração do curso da cooperação Ásia-Pacífico, destacando que a abertura e a inclusão são a característica definidora da cooperação Ásia-Pacífico, o desenvolvimento para todos é o objetivo primário da cooperação Ásia-Pacífico e a busca de um terreno comum, ao mesmo tempo em que as diferenças são mantidas, é a melhor prática da cooperação Ásia-Pacífico.

   Sobre como construir os próximos “30 anos dourados” na Ásia-Pacífico, o presidente Xi pediu um desenvolvimento verde, aberto e orientado para a inovação e um desenvolvimento inclusivo que traga benefícios para todos. Ele também pediu um crescimento de alta qualidade para promover a construção de uma comunidade da Ásia-Pacífico com um futuro compartilhado, de modo que os frutos da modernização sejam amplamente compartilhados.

   Wang disse que, durante a visita, o presidente Xi fez um discurso por escrito na Cúpula de CEOs da APEC e, em muitas ocasiões, apresentou de forma extensa e intensa a essência e a importância mundial da modernização chinesa a todos os setores nos Estados Unidos e aos participantes da APEC.

   O presidente Xi destacou que a economia da China vem se recuperando e melhorando constantemente, e sua taxa de crescimento está entre as mais altas entre as principais economias do mundo, disse Wang, acrescentando que a China continua sendo o motor mais poderoso do crescimento global.

   O presidente Xi enfatizou que a determinação da China de promover um ambiente de negócios orientado para o mercado, baseado em leis e de classe mundial não mudará, e a política da China de fornecer serviços iguais e de qualidade aos investidores estrangeiros não mudará, observou Wang.

   Ele disse que a atitude envia um forte sinal da abertura de alto nível da China e aumenta a confiança de todas as partes na continuidade da cooperação com a China.

Sair da versão mobile