Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Embaixada da China faz doações a orfanato apoiado por chineses no Zimbábue

Harare – A Embaixada da China no Zimbábue doou na terça-feira uma remessa de alimentos, artigos de papelaria e outras necessidades básicas para o orfanato apoiado pelos chineses Lar Infantil Hossana Love na África.

O embaixador chinês no Zimbábue, Zhou Ding, entregou os bens ao orfanato nas suas instalações no subúrbio de Hatcliffe, que fica a 25 km de Harare, capital do Zimbábue.

A embaixada e a comunidade chinesas no Zimbábue começaram a fazer doações para o lar infantil em 2016 e, desde então, têm oferecido apoio ao orfanato.

“Nos últimos sete anos, a Embaixada da China e a comunidade chinesa prestaram assistência contínua ao lar das crianças, renovando instalações, modernizando os sistemas de abastecimento de água e eletricidade, doando itens básicos, gado e aves para atender às necessidades e promover a autossuficiência deste lar amoroso”, disse Zhou em discurso na cerimônia de doação.

A embaixada e a comunidade chinesas estão orgulhosas de que, através do seu apoio, o lar infantil tenha alcançado um progresso notável, com um número crescente de crianças beneficiadas através da educação, transferência de conhecimentos e habilidades para a vida, além de melhores experiências na infância, disse Zhou.

Ele disse que seu apoio às crianças vulneráveis do orfanato e a muitas outras no país é prova da amizade de longa data entre a China e o Zimbábue, que começou durante os dias da luta de libertação do Zimbábue na década de 1960 e continuou aumentando após a independência, com a China apoiando o crescimento econômico e o progresso social do Zimbábue.

O governo chinês financiou vários projetos para ajudar o Zimbábue e o povo do Zimbábue, incluindo os projetos mais recentes como o novo edifício do Parlamento, o novo Aeroporto Internacional Robert Gabriel Mugabe e a nova central eléctrica de 600 megawatts de Hwange.

“Nossas fortes relações também incorporam nosso esforço para cuidar dos grupos desfavorecidos e promover o bem-estar do povo do Zimbábue. O que temos feito pelo lar infantil simboliza os esforços consistentes”, disse Zhou.

Ele prometeu o apoio contínuo da China ao orfanato e a outros grupos desfavorecidos no Zimbábue e desafiou as crianças a se tornarem promotoras exemplares da amizade entre China e Zimbábue.

Com a doação chegando poucos dias antes da celebração do Dia Mundial da Criança, em 20 de novembro, o embaixador chinês destacou a necessidade de esforços contínuos no cuidado de crianças desfavorecidas.

Começando com apenas 12 crianças na sua criação em 2016, o centro de acolhimento viu seu número de crianças crescer para cerca de 40, com infraestruturas decentes criadas através dos esforços conjuntos da embaixada e das empresas chinesas.

Algumas das crianças do lar já se formaram em universidades de ensino superior e muitas começaram a retribuir à sociedade.

Sharon Chivambo, administradora do Lar de Crianças Hossana Love na África, disse à Xinhua que eles agradecem o apoio chinês, mas precisavam de mais apoio para construir mais blocos de salas de aula e melhorar ainda mais o sistema de água.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo