Beijing – A primeira fase da rota leste do Projeto de Desvio de Água Sul-Norte da China beneficiou mais de 68 milhões de pessoas na Província de Shandong, no leste da China, em sua operação de uma década, disse a China South-to-North Water Diversion Co., Ltd. nesta quarta-feira.
O projeto transferiu 6,14 bilhões de metros cúbicos de água para Shandong desde que começou a fornecer água em novembro de 2013, de acordo com a empresa.
O projeto de desvio de água do sul para o norte da China tem três rotas. A rota leste transfere água da Província de Jiangsu, no leste do país, para regiões como Shandong, Hebei e Tianjin.
Com uma extensão de 1.467 km, a primeira fase da rota leste do projeto de água transfere água do Rio Yangtzé para Shandong, utilizando canais e estações de bombeamento.
A rota central é a mais proeminente, começando no reservatório de Danjiangkou, na Província de Hubei, no centro da China, e atravessando Henan e Hebei antes de chegar a Beijing e Tianjin. Ela começou a fornecer água em dezembro de 2014.
A rota oeste ainda está em fase de planejamento.