Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China lança backbone de última geração para internet com ultra-alta velocidade

Beijing – A China lançou o primeiro backbone de última geração para a internet de ultra-alta velocidade no mundo, com uma largura de banda de 1.200G bits por segundo (1,2T), de acordo com uma conferência de imprensa realizada na Universidade Tsinghua, em Beijing, nesta segunda-feira.

O backbone, desenvolvido em conjunto pela Universidade Tsinghua, China Mobile, Huawei e CERNET.com Corporation, possui uma rede de transmissão que abrange mais de 3 mil quilômetros ligando as três cidades de Beijing, Wuhan e Guangzhou.

O backbone FITI é uma grande conquista tecnológica dentro do projeto nacional Infraestrutura de Tecnologia de Internet Futura (Future Internet Technology Infrastructure, ou FITI, em inglês). Desde sua operação de teste em 31 de julho deste ano, o backbone FITI tem funcionado de forma estável e confiável, passando com sucesso em vários testes.

O backbone FITI é operado com base nas principais tecnologias de propriedade nacional da China, como a interface IPv6 de velocidade ultra-alta 1,2T do roteador central da internet de última geração e a agregação multi-caminho de ultra-alta velocidade. Tanto o software quanto o hardware do backbone FITI são fabricados internamente.

A FITI, criada por 40 universidades chinesas, incluindo a Universidade Tsinghua, é baseado na tecnologia IPv6. Os principais nós de sua rede do backbone de alto desempenho estão distribuídos em 40 universidades em 35 cidades em todo o país.

Em abril de 2021, a rede do backbone de alto desempenho da FITI entrou em operação, alcançando a interconexão com instalações de teste IPv4/IPv6 tanto no país quanto no exterior.

Sair da versão mobile