Beijing – O vice-presidente chinês, Han Zheng, reuniu-se com o ex-primeiro-ministro canadense, Jean Chretien, em Beijing, nesta quarta-feira.
“O senhor é um velho e bom amigo do povo chinês. Os dez anos em que você serviu como primeiro-ministro foram a ‘década de ouro’ das relações bilaterais e você continuou a contribuir para a amizade China-Canadá depois de deixar o cargo”, disse Han.
Já se passou mais de meio século desde que a China e o Canadá estabeleceram laços diplomáticos. Uma relação saudável e estável China-Canadá não apenas serve aos interesses fundamentais dos dois países e povos, mas também contribui para a paz e o desenvolvimento mundiais, disse Han.
Como grandes países influentes, a China e o Canadá precisam fortalecer a coordenação e a cooperação para enfrentar as mudanças climáticas e outros desafios globais, acrescentou Han.
Observando que a reforma e abertura é uma política básica de estado da China, Han deu as boas-vindas a mais empresas canadenses para investirem na China e compartilharem oportunidades de desenvolvimento.
Chretien disse que o Canadá e a China são parceiros naturais com forte complementaridade econômica e enorme potencial de cooperação. Ele expressou sua vontade de contribuir ainda mais para a cooperação prática e os intercâmbios amigáveis entre os dois países e promover o desenvolvimento de longo prazo das relações Canadá-China.