Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Exercício de resgate aéreo de emergência destaca aeronaves independentemente desenvolvidas pela China

Wuhan, 29 out (Xinhua) — Um exercício abrangente de resgate aéreo de emergência foi realizado na cidade de Jingmen, no centro da China, na sexta-feira, destacando o desempenho e os papéis-chave de aeronaves chinesas desenvolvidas de forma independente no sistema de resgate de emergência.

   Dirigido pelo Ministério de Gestão de Emergências, o exercício abrangente de multiaeronaves e multimissão foi organizado pela Aviation Industry Corporation of China (AVIC) em esforços conjuntos com parceiros locais na Província de Hubei.

   O exercício mostrou de forma abrangente as conquistas do sistema de equipamentos de resgate de emergência da aviação da China e os modos inovadores para o combate prático aéreo a incêndios e outras operações de resgate aéreo de emergência, disse a AVIC, principal fabricante de aviões da China.

   O exercício contou com quatro cenários típicos de resgate aéreo de emergência: combate aéreo a incêndios, resgate aéreo, apoio médico aéreo e comunicações de emergência.

   Sete modelos de equipamentos aeronáuticos desenvolvidos de forma independente pela China, adaptados a missões de resgate de emergência, participaram do exercício.

   Nos quatro cenários, vários modelos de aeronaves e equipes de resgate terrestre realizaram operações colaborativas diversificadas entre aeronaves de asa fixa e helicópteros, aeronaves tripuladas e veículos aéreos não tripulados, bem como aeronaves e a força terrestre de combate a incêndios.

   As aeronaves são uma potência crescente nas operações modernas de resgate de emergência, com vantagens em termos de velocidade, agilidade e forte adaptabilidade a vários ambientes e missões.

   Os aviões podem chegar à “última milha” de áreas atingidas pelo desastre para salvar pessoas e entregar suprimentos e ajudar pacientes durante o resgate médico. Eles também podem realizar operações de busca e salvamento durante acidentes marítimos.

   Um país vasto com formas geográficas complexas, a China enfrenta desafios difíceis e complexos de desastres naturais. O país tem vindo a reforçar constantemente as suas capacidades de resgate aéreo de emergência.

   O Conselho de Estado da China emitiu um plano para impulsionar a construção do moderno sistema e capacidades de gestão de emergências para o período 2021-2025, aumentando as aeronaves para missões de combate a incêndios florestais e fazendo com que as capacidades de resgate aéreo cubram as principais florestas e pastagens em todo o país.

   A AVIC é pioneira no desenvolvimento de equipamentos aeronáuticos chineses para operações de resgate de emergência.

   “Vamos aumentar incessantemente a autossuficiência de alto nível das tecnologias de resgate aéreo e criar mais equipamentos que possam atender melhor às necessidades do país em operações de resgate de emergência”, disse Zhou Guoqiang, porta-voz da AVIC.

Sair da versão mobile