Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Chanceler chinês realiza discussões com estrategistas dos EUA

Washington – Wang Yi, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e ministro chinês das Relações Exteriores, realizou discussões neste sábado com estrategistas norte-americanos.

Wang disse que, durante sua visita, a China e os Estados Unidos, com uma atitude de igualdade e respeito mútuo, tiveram uma comunicação estratégica profunda, construtiva e substantiva sobre muitas questões de interesse comum e enviaram conjuntamente um sinal positivo sobre a estabilização e a melhoria das relações bilaterais.

Apesar de várias diferenças e disputas entre os dois países, com muitas questões ainda a serem resolvidas, ambos os lados acreditam que é benéfico e necessário que eles mantenham o diálogo como dois grandes países.

Ele apontou que ambos os lados esperam estabilizar e melhorar as relações bilaterais o mais rápido possível e concordaram em trabalhar juntos para uma cúpula em São Francisco entre os dois chefes de Estado.

Enquanto isso, o caminho para São Francisco não é tranquilo e não pode ser deixado no “piloto automático”, salientou o chanceler chinês.

Para isso, os dois lados devem retornar ao que foi concordado na cúpula de Bali, implementar verdadeiramente o consenso dos dois chefes de Estado, eliminar interferências, superar obstáculos, aumentar o consenso e acumular resultados, ressaltou.

Wang apreciou o envolvimento e o compromisso dos participantes com o desenvolvimento das relações China-EUA.

Ele os convidou a visitarem a China com mais frequência e os encorajou a continuarem a fazer vozes racionais para desempenhar um papel construtivo em ajudar a sociedade americana a desenvolver visões objetivas do país asiático, tratar e lidar corretamente com as diferenças e disputas entre os dois países e contribuir com mais sabedoria para o desenvolvimento saudável, estável e sustentável das relações China-EUA.

Os participantes indicaram que uma relação estável entre os dois países é do interesse de ambos os lados.

A cooperação EUA-China desempenhou e desempenhará um papel crucial na solução de questões internacionais e regionais, disseram.

A comunidade estratégica norte-americana não concorda com a ideia de que o envolvimento EUA-China falhou e apoia os dois lados na retomada do diálogo em vários campos, na promoção da cooperação em economia, comércio, ciência e tecnologia, na facilitação do intercâmbio de pessoal para que o mal-entendido e o julgamento equivocado possam ser evitados por meio do aprofundamento da comunicação e do aprimoramento do entendimento.

Os participantes disseram que, diante dos conflitos geopolíticos e da desordem global, é necessário que os Estados Unidos e a China fortaleçam a comunicação e enfrentem conjuntamente os desafios globais.

Wang também teve trocas aprofundadas com os participantes sobre questões de preocupação, como intercâmbios militares China-EUA, cooperação bilateral em finanças, ciência e tecnologia, intercâmbios interpessoais, ambiente de investimento da China e acesso ao mercado, a situação no Oriente Médio, bem como a crise na Ucrânia.

O evento foi organizado pelo Aspen Strategy Group.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo