Herat, Afeganistão – Abdul Hamid, morador da província de Herat, no oeste do Afeganistão, recebeu assistência chinesa, incluindo uma tenda, depois de dormir ao ar livre por vários dias por causa de vários terremotos destrutivos que estão atingindo o Afeganistão desde 7 de outubro.
“As tendas doadas pela China são de boa qualidade, resistentes e aguentam ventos fortes, por isso estamos muito satisfeitos com elas”, disse Hamid à Xinhua, que perdeu quatro membros de sua família.
A província de Herat, no oeste do Afeganistão, tem sido atingida por terremotos cada vez mais destrutivos nas últimas décadas, já que vários tremores, alguns com magnitude de 6,3, resultaram em milhares de vítimas.
Esses terremotos deixaram centenas de famílias desabrigadas na província, forçando-as a viver sob árvores, ventos frios e tempestades de areia.
O governo chinês prometeu assistência humanitária de emergência ao Afeganistão para ajudar o país no trabalho de socorro devido aos terremotos.
O primeiro lote de suprimentos de ajuda, incluindo tendas e camas retráteis doadas pelo governo chinês, chegou ao Aeroporto Internacional de Herat, Afeganistão, na manhã do último domingo e foi entregue ao lado afegão.
“Atualmente, o problema dos desabrigados melhorou bastante com as tendas doadas pela China”, disse Hamid ao chamar a China de uma boa vizinha.
Segundo ele, três dos seus familiares que fugiram para outros distritos buscando refúgio dos terremotos também voltaram para casa nos últimos dias, após a doação de tendas pela China.
“Quero agradecer à China por fornecer tanta assistência. As tendas nos protegem das tempestades de areia e da chuva”, disse Qasim Jan, 40 anos, conforme várias tempestades de areia atingiam Herat após os terremotos e dificultavam grande parte dos esforços de resgate.
“Quem sobreviveu aos terremotos poderia ter morrido de frio se não recebesse as tendas doadas pela China”, outro beneficiário das tendas, Dawood Shah, mencionou que o recebimento oportuno das tendas da China salvou a vida dos moradores locais.
O porta-voz do governo provincial de Herat, Nisar Ahmad Elias, também agradeceu à China pela ajuda aos afegãos nesse período particularmente difícil.