Beijing – A produção de serviços de valor agregado da China aumentou 6% em termos anuais nos primeiros três trimestres de 2023, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta quarta-feira.
À medida que a economia voltou à normalidade, o setor de serviços, em particular os serviços baseados em contato, tornou-se o maior beneficiário, disse Sheng Laiyun, vice-chefe do DNE, em uma coletiva de imprensa.
Os gastos do consumidor com serviços tiveram rápida recuperação nos três primeiros trimestres, com um aumento nas atividades de viagens e refeições, observou Sheng.
De acordo com os dados do DNE, a produção de valor agregado dos setores da alimentação e hospedagem cresceu 14,4% em termos anuais nos primeiros nove meses, e a dos setores de transmissão de informação, software e serviços de Tecnologia da Informação aumentou 12,1%.
A melhora do consumo de serviços reflete a vitalidade fortalecida da economia mais ampla do país, bem como o potencial e a vitalidade do consumo, disse Sheng.
Os dados desta quarta-feira também mostraram que, no período de janeiro a agosto, a receita comercial combinada das principais empresas de serviços aumentou 7,2% ante o ano passado.