Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Primeiro-ministro chinês conversa com homólogo da Papua-Nova Guiné

Beijing – O primeiro-ministro chinês Li Qiang conversou nesta segunda-feira com o primeiro-ministro da Papua-Nova Guiné, James Marape, que está em Beijing para participar do terceiro Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional e fazer uma visita oficial à China.

Desde o estabelecimento dos laços diplomáticos há 47 anos, as relações entre China e Papua-Nova Guiné se desenvolveram rapidamente e estão na vanguarda do desenvolvimento e da cooperação entre a China e os países insulares do Pacífico, enfatizou Li.

A China está pronta para continuar a consolidar a confiança política mútua com a Papua-Nova Guiné, convergir ainda mais as estratégias de desenvolvimento e expandir a cooperação em infraestrutura, zonas econômicas especiais e indústrias de processamento envolvendo agricultura, silvicultura e pesca, observou ele.

Li assinalou que serão feitos esforços para alcançar mais resultados práticos dentro da estrutura da cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota, o que desempenhará um papel exemplar na cooperação da iniciativa entre a China e os países insulares do Pacífico.

A China está disposta a trabalhar com Papua-Nova Guiné para a realização próxima de uma nova rodada de reuniões do comitê econômico e comercial conjunto e acelerar um estudo conjunto de viabilidade sobre um pacto bilateral de livre comércio, ressaltou Li.

Os dois lados devem aprofundar a cooperação Sul-Sul sobre as mudanças climáticas e promover conjuntamente a paz, a estabilidade e a prosperidade na região e no mundo, acrescentou.

Elogiando a China por seu papel na liderança do desenvolvimento dos países do Sul Global e como um importante parceiro da Papua-Nova Guiné, Marape manifestou que seu país está disposto a participar ativamente da cooperação do Cinturão e Rota para promover o desenvolvimento contínuo dos laços bilaterais.

Após as conversas, Li e Marape testemunharam a assinatura de vários documentos de cooperação bilateral sobre a cooperação do Cinturão e Rota, a implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global, e em economia, energia, educação, adaptação às mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. 

Sair da versão mobile