Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

68% de angolanos não têm conta bancária, diz pesquisa

Foto: Chen Cheng/Xinhua

Luanda – Cerca de 68% da população com 15 ou mais anos em Angola não possui conta bancária, principalmente devido à insuficiência de rendimentos, segundo um relatório de uma pesquisa oficial.

   Entre os 32% que possuem conta bancária, 83,3% usam cartão de débito ativo para transações, aponta o relatório intitulado “Inquérito de Literacia Financeira”, divulgado nesta quarta-feira.

   A pesquisa foi uma colaboração entre o Instituto Nacional de Estatística de Angola e o Banco Nacional de Angola, o banco central.

   Em relação aos hábitos de poupança, aproximadamente 56% da população com 15 anos ou mais demonstra conhecimento sobre poupança e 35% investe em poupança, entre os quais 54% o fazem mensalmente. A cobertura de seguros é observada em apenas 4,1% da população com 15 anos ou mais.

   A pesquisa, realizada com 35.190 famílias em quatro meses no início do ano passado, foi a primeira do tipo com abrangência nacional em Angola, com o objetivo de traçar o perfil da educação financeira da população e avaliar níveis de conhecimento, comportamentos e atitudes em relação aos serviços financeiros.

   Os resultados indicam que 24,7% dos angolanos possuem conceitos financeiros, com os residentes urbanos apresentando uma taxa mais elevada, de 62,2%, em comparação com os seus homólogos rurais.

Sair da versão mobile