Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Observatório Econômico: Vendas de veículos de nova energia crescem durante feriado de “semana dourada”

Pessoas conferem um carro elétrico do modelo Tang, da montadora chinesa BYD, durante prévia para a mídia do 100º Salão Automóvel de Bruxelas, em Bruxelas, Bélgica, em 13 de janeiro de 2023. Foto: Zheng Huansong

Hefei – Uma exposição de automóveis durante o feriado da “semana dourada” pelo Dia Nacional, que dura de 29 de setembro até 6 de outubro, mostrou a crescente popularidade de veículos de nova energia (NEVs, em inglês), um novo foco de exposições de automóveis em toda a China nos dias de hoje.

A Exposição Internacional de Veículos de Nova Energia de Hefei 2023 foi realizada de 29 de setembro a 4 de outubro, em Hefei, capital da Província de Anhui, leste da China. Mais de 1.000 NEVs de 95 marcas nacionais e estrangeiras estiveram em exibição.

“Minha família tem um veículo a combustão. Considerando o custo do carro e outras questões, estamos prontos para comprar um NEV. Planejei vir à exibição neste feriado para ver se há um adequado para nós”, disse o residente Zhang Zhu, acrescentando que eles pretendiam comprar um modelo no valor de cerca de 200.000 yuans (US$ 27.856).

Na exposição de veículos de nova energia, não havia apenas mini carros no valor de dezenas de milhares de yuans, mas também modelos com características de luxo, no valor de até 1 milhão de yuans, para atender a demandas de diferentes consumidores. As marcas de NEV incluíam gigantes globais estabelecidas, como Audi, Mercedes-Benz e BMW, bem como as montadoras em ascensão da China, como BYD, Chery e NIO.

Wu Hu, que visitou a exposição, disse que achou a experiência inteligente e que as funções de entretenimento dos NEVs nacionais são particularmente atraentes.

“Neste show de automóveis, tivemos mais de 100 pedidos de vários modelos em um dia, equivalente ao volume de vendas de uma de nossas lojas 4S padrão para todo o mês”, informou Dai Xiaohui, da montadora doméstica Chery.

“A construção e a cobertura de várias instalações de recarga são suficientes agora, e NEVs podem atender plenamente às nossas necessidades de viagem”, disse Zheng Li, um cidadão de Hefei que também veio à exposição.

A China é o maior produtor e mercado de NEV do mundo. Nos primeiros oito meses deste ano, as vendas de NEV da China subiram 39,2% em termos anuais, para mais de 5,37 milhões de unidades, mostram dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.

Em seu último plano de trabalho para a indústria automobilística, o governo chinês declarou que pretende trazer as vendas de NEV deste ano para 9 milhões de unidades, um aumento anual de 30%.

Sair da versão mobile