Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Expansão de hospital construído pela China é concluída no norte de Ruanda

Kigali – Um hospital recentemente reformado, construído pela Civil Engineering Construction Corporation (CCECC), foi inaugurado oficialmente na terça-feira no distrito de Burera, norte de Ruanda.

O Hospital Universitário Butaro Nível II, que foi ampliado de 150 para 256 leitos, agora tem instalações melhoradas de emergência, terapia intensiva, imagem e oncologia.

O hospital atendia uma população de quase 350.000 habitantes antes da reforma e expansão. Com a capacidade do hospital ampliada, ele ficou melhor equipado para acomodar a crescente demanda e funcionar como uma instalação de ensino para profissionais de saúde da Universidade de Equidade em Saúde Global e de outras escolas.

Falando no evento, o ministro da Saúde de Ruanda, Sabin Nsanzimana, disse que o hospital permitirá que a comunidade local tenha acesso a cuidados de saúde sem precisar ir até Kigali, capital de Ruanda, para receber cuidados médicos.

“Conforme construímos hospitais, também garantimos a formação de médicos, enfermeiros, engenheiros e outros que irão trabalhar nesta bela infraestrutura. Adquirimos os melhores e mais avançados equipamentos para evitar transferências para Kigali para imagiologia, diagnóstico, testes laboratoriais e tratamento médico”, disse ele. E também destacou que o governo desempenhará um papel de coordenação e garantirá ativamente que os pacientes de Ruanda recebam os melhores serviços de saúde.

“É um marco importante no acesso aos serviços de saúde porque este hospital atenderá mais pessoas e oferecer novos serviços como pronto-socorro, serviços de imagem e oncologia para crianças e adultos. Além disso, a vertente do ensino está chegando às zonas rurais, isso significa que o acesso aos cuidados de saúde não se limita às zonas urbanas”, disse Nsanzimana à Xinhua no evento.

Ele elogiou a infraestrutura de alta qualidade e agradeceu aos arquitetos e engenheiros que trabalharam no projeto, lembrando que o hospital é um símbolo de amizade e parceria.

Maurice Mugabowagahunde, governador da Província do Norte, que exerce jurisdição sobre o Distrito de Burera, disse que o hospital marca não só os dois anos de trabalho árduo e dedicação, mas também simboliza uma nova era nos cuidados de saúde para a província. Mugabowagahunde agradeceu à empresa chinesa responsável pela construção do hospital e elogiou a expansão das instalações, que agora tem mais espaço, serviços e quartos para acomodar pacientes da região e de outros lugares.

Kong Lingshun, representante da CCECC, elogiou o Ministério da Saúde de Ruanda e a equipe do Hospital Butaro pelo apoio durante a fase de construção. “Queremos continuar fazendo parte dos projetos médicos, de saúde e de subsistência de Ruanda, e continuaremos contribuindo para o desenvolvimento do país, com qualidade confiável e velocidade”.

Sair da versão mobile