Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Alto funcionário chinês discursa na cerimônia de abertura do fórum trans-Himalaia

Lhasa – Wang Yi, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do PCCh, propôs nesta quinta-feira que a região trans-Himalaia aprofunde a cooperação de benefício mútuo, acelere a transformação verde e fortaleça a conectividade.

Wang fez as propostas ao discursar na cerimônia de abertura do 3º Fórum Trans-Himalaia de Xizang, China para a Cooperação Internacional, na cidade de Nyingchi, Região Autônoma do Tibet, no sudoeste da China.

Observando que os países ao redor do Himalaia estão geograficamente conectados, têm culturas semelhantes e compartilham um destino comum, Wang também propôs que a região adira ao respeito mútuo e à confiança recíproca e melhore o intercâmbio e o aprendizado mútuo.

Os convidados estrangeiros que participaram do fórum elogiaram as principais conquistas do Tibet na civilização ecológica e no desenvolvimento econômico e social e apreciaram o importante papel desempenhado pelo fórum no fortalecimento do intercâmbio e da cooperação entre os países da região trans-Himalaia para o desenvolvimento e a prosperidade comuns.

Ao se reunir com convidados estrangeiros, Wang disse que a China recebe amigos de todo o mundo para vir ao Tibet para testemunhar com seus próprios olhos as grandes conquistas no desenvolvimento econômico e social do Tibet, as vidas felizes das pessoas de todos os grupos étnicos no Tibet e a sólida herança e proteção da cultura tibetana.

Wang disse que os fatos provarão que as mentiras relacionadas ao Tibet inventadas por algumas forças ocidentais por preconceito ideológico são completamente insustentáveis e cairão por terra diante dos fatos.

Os convidados estrangeiros expressaram sua expectativa de fortalecer ainda mais o intercâmbio e a cooperação com a China, enfrentar conjuntamente as mudanças climáticas e outros desafios, proteger o meio ambiente ecológico e alcançar o desenvolvimento sustentável.

O fórum ocorreu de 4 a 6 de outubro. Representantes de mais de 40 países, regiões e organizações internacionais participaram. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo