Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Região Administrativa Especial de Macau celebra Dia Nacional com série de eventos

Foto: Cheong Kam Ka/Xinhua

Macau – A Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), sul da China, realizou neste domingo uma série de eventos para celebrar o Dia Nacional, incluindo uma cerimônia de hasteamento da bandeira, uma corrida, uma recepção e um espectáculo de fogos de artifício.

A cerimônia de hasteamento da bandeira foi realizada no início da manhã na Praça dos Lótus.

Ho Hau Wah, vice-presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Ho Iat Seng, chefe do Executivo da RAEM, líderes do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEM, oficiais do Gabinete do Comissário do Ministério das Relações Exteriores da China na RAEM e da Guarnição do Exército de Libertação Popular da China na RAEM, bem como representantes de vários setores da sociedade de Macau, participaram da cerimônia e da recepção.

Uma corrida divertida foi organizada após a cerimônia, atraindo a participação de cerca de 3.500 pessoas de todas as faixas etárias.

Observando que a pátria é o apoio mais poderoso para Macau, Ho Iat Seng disse na recepção que a prosperidade e a estabilidade de Macau não poderiam ser alcançadas sem um forte apoio de longo prazo das autoridades centrais.

Ho afirmou que a recuperação econômica de Macau manteve um bom impulso este ano graças a várias políticas favoráveis das autoridades centrais, prometendo melhorar ainda mais o sistema legal e o mecanismo de execução para salvaguardar a segurança nacional, acelerar a diversificação econômica adequada, melhorar a subsistência das pessoas e promover a construção da Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin, na cidade vizinha de Zhuhai.

Ele sublinhou que o Governo da RAEM deve implementar plena e rigorosamente o princípio “um país, dois sistemas”, salvaguardar resolutamente a jurisdição geral das autoridades centrais sobre Macau, pôr firmemente em prática o princípio fundamental de “patriotas administrando Macau”, promover ativamente a construção da Grande Área da Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau e acelerar a integração de Macau no desenvolvimento nacional geral.

À noite, um espectáculo de fogos de artifício foi realizado por empresas chinesas e portuguesas no âmbito do 31º Concurso Internacional de Fogos de Artifício de Macau. Empresas deste segmento de 10 países ao redor do mundo estão programadas para apresentarem 10 espectáculos de fogos de artifício e música dentro de quase um mês.

Maria Helena de Senna Fernandes, diretora da Direção dos Serviços de Turismo do Governo da RAEM e organizadora do concurso, relatou que a autoridade fez preparativos ativos para os eventos de fogos de artifício após uma interrupção de três anos devido à pandemia da COVID-19, esperando que os residentes e visitantes desfrutem dos espectáculos e participem de jogos em festas e mercados temáticos de fogos de artifício.

Sair da versão mobile