Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Xi responde a carta de presidente da Fundação Sino-Americana do Patrimônio da Aviação e veteranos dos Tigres Voadores

Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, respondeu a uma carta do presidente da Fundação Sino-Americana do Patrimônio da Aviação, Jeffrey Greene, e dos veteranos dos Tigres Voadores Harry Moyer e Mel McMullen.

Em sua resposta, datada de 12 de setembro, Xi disse esperar que o espírito dos Tigres Voadores seja levado de geração em geração entre os povos chinês e americano.

“Fiquei animado com o grande entusiasmo da Fundação Sino-Americana do Patrimônio da Aviação e dos veteranos dos Tigres Voadores em deixar mais chineses e americanos saberem sobre as histórias dos Tigres Voadores ao longo dos anos. Inspirados por isso, mais e mais jovens americanos se juntaram às Escolas de Amizade Tigres Voadores e ao Programa de Liderança Jovem, e quase 500 veteranos dos Tigres Voadores e várias centenas de seus familiares visitaram a China. Quero homenageá-los por tudo isso”, disse Xi.

“No passado, nossos dois povos lutaram juntos contra os fascistas japoneses e forjaram uma profunda amizade que resistiu ao teste de sangue e fogo”, disse Xi. “No futuro, os dois grandes países assumem uma responsabilidade ainda mais importante pela paz, estabilidade e desenvolvimento mundiais.”

“Portanto, devemos e precisamos nos respeitar mutuamente, coexistir em paz e buscar uma cooperação vantajosa para todos”, disse ele.

Observando que “no crescimento das relações China-EUA, a esperança está nas pessoas, a base está entre as pessoas e o futuro está com os jovens”, Xi disse que “um desenvolvimento sólido e estável do relacionamento na nova era exige a contribuição e o apoio de uma nova geração dos Tigres Voadores”.

Fundada em 1998, a Fundação Sino-Americana do Patrimônio da Aviação é um grupo de amizade civil americano que tem como objetivo promover o estudo e a comemoração de eventos históricos da aviação entre a China e os EUA.

Recentemente, Greene, Moyer e McMullen escreveram conjuntamente uma carta a Xi, na qual apresentaram os esforços da fundação e dos veteranos dos Tigres Voadores em ajudar a promover intercâmbios amigáveis China-EUA, e expressaram a disposição deles de herdar e levar adiante o precioso espírito da cooperação China-EUA. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo