Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Salta capacidade instalada de energia renovável da China de janeiro a agosto

Beijing – A capacidade instalada de energia eólica e solar da China saltou nos primeiros oito meses de 2023, mostraram dados da Administração Nacional de Energia (ANE).

   No final de agosto, a capacidade instalada de energia solar no país disparou anualmente 44,4%, para 510 milhões de quilowatts, enquanto a de energia eólica ficou em cerca de 400 milhões de quilowatts, representando um aumento anual de 14,8%.

   A capacidade instalada de geração de eletricidade do país totalizava cerca de 2,76 bilhões de quilowatt no fim do mês passado, uma alta anual de 11,9%.

   A China aumentou seu investimento em energia renovável nos últimos anos como parte de sua busca pelo desenvolvimento verde.

   Nos primeiros oito meses, o investimento total das principais empresas de eletricidade da China em energia solar disparou 82,7% ano a ano, para 187,3 bilhões de yuans (US$ 26,11 bilhões). Seu investimento em projetos de energia nuclear e eólica atingiu 52,2 bilhões e 114,9 bilhões de yuans, saltando 56,9% e 38,7% em termos anuais, respectivamente, segundo a pasta.

Sair da versão mobile