Beijing – A despesa total da China em pesquisa e desenvolvimento (P&D) superou 3 trilhões de yuans (US$ 418,2 bilhões) em 2022, alta de 10,1% ano a ano, informou o Departamento Nacional de Estatísticas nesta segunda-feira.
Os gastos em P&D da China subiram 7,7% no ano passado a preços constantes, acima da meta de crescimento anual de 7% estabelecida para o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025), informou Zhang Qilong, estatístico da pasta.
No ano passado, a despesa total da China em P&D respondeu por 2,54% de seu produto interno bruto, salto de 0,11 ponto percentual em relação ao ano anterior.
A contribuição dos gastos em P&D das empresas para o crescimento nacional de P&D foi de 84%, um aumento anual de 4,6 pontos percentuais.
O investimento em pesquisa básica continuou a crescer no ano passado, ultrapassando 200 bilhões de yuans e representando 6,57% da despesa total em P&D.
A China continuará a incentivar as autoridades locais a aumentar os gastos em P&D e melhorar a eficiência da utilização de capital, de acordo com Zhang.