Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Mais alto legislador da China conversa com presidente do Conselho Nacional Federal dos EAU

Foto: Rao Aimin/Xinhua

Beijing – Zhao Leji, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), conversou nesta quarta-feira em Beijing com Saqr Ghubash, presidente do Conselho Nacional Federal dos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Zhao disse que, sob os líderes dos dois países, a China e os EAU, de maneira contínua, consolidaram sua confiança mútua política, expandiram sua cooperação prática, aprofundaram a amizade entre os dois povos e trouxeram as relações bilaterais para uma nova etapa de desenvolvimento, que é abrangente, rápido e profundo. A China está pronta para trabalhar com os Emirados Árabes Unidos para elevar as relações bilaterais e trazer mais benefícios para os dois povos, acrescentou.

A China está pronta para fortalecer os intercâmbios em todos os níveis para consolidar a confiança mútua estratégica e aprecia o apoio firme e de longo prazo dos EAU em questões relacionadas aos interesses centrais e às principais preocupações chinesas, de acordo com Zhao.

“Esperamos aprofundar a cooperação prática, avançar constantemente a cooperação em áreas estabelecidas como energia, investimento e infraestrutura e explorar o potencial de cooperação em áreas emergentes como tecnologia da informação”, observou.

O mais alto legislador chinês expressou a esperança de que a China e os EAU reforcem a cooperação em cultura, turismo e aviação civil para consolidar o apoio popular às relações bilaterais, e estendeu os parabéns ao país por se tornar um membro da família do BRICS.

Segundo ele, a China apoia os Emirados Árabes Unidos em desempenhar um papel maior nos assuntos internacionais e regionais e está pronto para trabalhar com o país para praticar o multilateralismo verdadeiro e promover a equidade e justiça internacional.

Zhao destacou a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global, ressaltando que a China está disposta a trabalhar com os EAU para promover a cooperação nas três iniciativas globais e injetar mais energia positiva em um mundo turbulento.

A APN da China está disposta a reforçar a cooperação amistosa com o Conselho Nacional Federal dos EAU, promover intercâmbios amigáveis em todos os níveis e aprofundar trocas de experiências em termos de governança nacional baseada na lei, desenvolvimento econômico e melhoria dos meios de subsistência das pessoas, enfatizou Zhao. A nação também está disposta a fornecer garantias legais para a construção conjunta da Iniciativa do Cinturão e Rota e a cooperação prática em vários campos, acrescentou.

Observando que o próximo ano marca o 40º aniversário do estabelecimento dos laços diplomáticos entre os dois países, Saqr Ghubash afirmou que o Conselho Nacional Federal está pronto para fortalecer a cooperação com a APN da China, aprofundar intercâmbios e aprendizagem mútua em relação à legislação e outras áreas, e contribuir para o desenvolvimento da parceria estratégica abrangente entre os dois países.

Sair da versão mobile