Beijing – A cidade portuguesa de Oeiras atribui grande importância ao desenvolvimento das relações amistosas com Beijing e com o distrito de Dongcheng, disse o vice-presidente da Câmara Municipal, Francisco Gonçalves.
Ao discursar no Fórum de Cultura de Beijing 2023, o vice-presidente relembrou a Rota da Seda, com a qual a amizade entre os povos dos dois países se aprofundou, deixando uma bela memória na história dos intercâmbios e da aprendizagem mútua entre as civilizações oriental e ocidental.
Em seu discurso, Francisco referiu-se às semelhanças e diferenças entre Beijing e a cidade de Oeiras. Beijing é uma antiga capital civilizada com uma esplêndida história e um profundo património histórico, onde tradição e modernidade se complementam e coexistem harmoniosamente, segundo ele.
“Enquanto centro tecnológico, industrial e cultural de Portugal, Oeiras é o palco de um dos maiores festivais de música de Portugal e acolhe um número considerável de festivais de teatro, jazz, fado, dança e literatura ao longo do ano”, disse ele.
Mencionando a Estratégia Cultural Oeiras 2022-2032 no fórum, Francisco expressou sua esperança de fortalecer a interconexão entre Oeiras e Beijing e o distrito de Dongcheng no campo cultural, promover uma cooperação aprofundada entre as duas partes em vários campos, como economia, comércio e turismo, aumentar a cooperação em áreas práticas, como economia, comércio, indústria e parques, e compartilhar resultados de desenvolvimento.