Hangzhou – As exportações de produtos esportivos registraram um crescimento robusto no primeiro semestre de 2023 em Yiwu, o centro de pequenas commodities da China, pois a aproximação da 19ª edição dos Jogos Asiáticos traz mais encomendas do exterior.
Dados alfandegários mostram que Yiwu, na Província de Zhejiang, no leste da China, exportou 3,52 bilhões de yuans (US$ 488 milhões) em produtos esportivos no primeiro semestre, um aumento de 22,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Com a aproximação do 19º Asiad, que acontecerá de 23 de setembro a 8 de outubro em Hangzhou, capital provincial de Zhejiang, as encomendas de outros países asiáticos estão aumentando.
“Estamos vendo um boom nas vendas de produtos relacionados a jogos de bola graças aos próximos Jogos Asiáticos, com uma taxa de crescimento anual de mais de 30%”, disse Xiang Lili, que administra uma loja de equipamentos esportivos em Yiwu.
De acordo com Xiang, os clientes do exterior agora tendem a fazer encomendas menores de produtos de maior qualidade, e por isso as empresas relacionadas estão investindo pesadamente em P&D e projetos originais para produtos de alta margem.
“Os Jogos Asiáticos, que serão realizados na China este ano, também criaram uma mania esportiva no Paquistão. Estou aqui para comprar bolas de basquete e outros produtos periféricos e buscar mais oportunidades de cooperação com fornecedores chineses”, disse um comprador paquistanês.
Hu Fangjun, gerente geral de uma fabricante de artigos esportivos em Yiwu, também sente o aumento no interesse em torno do esporte. A fábrica onde Hu trabalha pode produzir mais de 1.000 bolas de futebol diariamente, mas isso ainda está muito aquém da demanda.
“Nossas encomendas vindas do exterior nos ocuparão até o final deste ano”, disse Hu, acrescentando que o número de encomendas de mercados emergentes superou o dos mercados europeu e americano, com o crescimento mais rápido registrado em regiões como Sudeste Asiático e América do Sul.