Rio de Janeiro – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou nesta terça-feira, 5 de setembro, em que se comemora o Dia da Amazônia, a demarcação de duas novas terras indígenas, Rio Gregório, no estado do Acre, e Acapuri de Cima, no estado do Amazonas, ambas na região norte do país, e a criação de novas áreas de proteção ambiental.
Segundo o governo, a Terra Indígena de Rio Gregório fica no município de Tarauacá, com uma população formada por 560 indígenas dos povos Katukina Pano e Yawanawá.
Já a Terra Indígena Acapuri de Cima está situada nos municípios de Fonte Boa e Jutaí, com 500 indígenas kokama.
O presidente brasileiro também assinou decretos criando a Unidade de Conservação Floresta Nacional do Parima, no município de Amajari, no estado de Roraima (norte) e ampliando a Unidade de Conservação Parque Nacional do Viruá, no município de Caracaraí, também em Roraima, que será aumentada em cerca de 54 mil hectares de área.
Lula ainda ampliou as áreas da Estação Ecológica de Maracá em 50,7 mil hectares. Localizada nos municípios de Roraima Alto Alegre e Amajari, a estação visa contribuir para a manutenção da área onde vivem 22 espécies ameaçadas de extinção.