Beijing – A decisão da China de suspender as importações de todos os produtos aquáticos originários do Japão é justificada, razoável e necessária, apontou o Ministério do Comércio nesta quinta-feira.
Em resposta a um documento escrito que o Japão apresentou à Organização Mundial do Comércio (OMC), no qual chamou a suspensão das importações de “totalmente inaceitável”, o porta-voz da pasta, He Yadong, disse em uma coletiva que a China tomou as medidas comerciais de emergência de acordo com as leis e regulamentos chineses, bem como as regras da OMC.
A China tem deixado repetidamente clara sua posição solene sobre a questão de descarte pelo Japão da água contaminada da usina nuclear de Fukushima no mar, e tem expressado sérias preocupações e levantado questões em reuniões da OMC e em ocasiões relevantes, lembrou He. No entanto, o governo japonês tem empurrado unilateralmente o descarte da água contaminada por energia nuclear no oceano, acrescentou.
A China tem sempre defendido o sistema de comércio multilateral com a OMC em seu núcleo e tem sempre respeitado as regras da entidade, exaltou ele.
O Japão deve refletir sobre suas ações e parar imediatamente de transferir os riscos de contaminação nuclear para o mundo, disse ele.