Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China está pronta para se juntar à Coreia do Sul no avanço dos laços, diz premiê chinês

Foto: Liu Bin/Xinhua

 Jacarta – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, disse nesta quinta-feira que a China está pronta para trabalhar com a Coreia do Sul para resistir à interferência, encontrar-se no meio do caminho e promover as relações bilaterais de modo a refletir as mudanças dos tempos.

   Li fez as observações durante uma reunião com o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, à margem das reuniões de líderes sobre a cooperação no Leste Asiático, realizadas em Jacarta, nomeadamente a  26ª Cúpula China-ASEAN, a 26ª Cúpula ASEAN Mais Três e a 18ª Cúpula do Leste Asiático.

   Durante a Cúpula do Grupo dos 20 (G20) em Bali, no ano passado, o presidente Xi Jinping e o presidente Yoon Suk-yeol realizaram uma profunda troca de pontos de vista sobre as relações bilaterais, disse Li.

   Li também pediu que ambos os lados implementem o importante consenso alcançado pelos chefes de estado dos dois países, defendam a intenção original de estabelecer laços diplomáticos e reforcem a confiança política mútua, a fim de melhor beneficiar os dois povos e promover a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a prosperidade na região.

   Os dois lados devem aderir à orientação geral de boa vizinhança e amizade, continuar a aprofundar os intercâmbios e a cooperação em vários campos e trabalhar juntos para lidar com as dificuldades e desafios, disse o primeiro-ministro chinês.

   Li disse que a China e a Coreia do Sul devem expandir os interesses comuns, acelerar a segunda fase das negociações do acordo de livre comércio China-Coreia do Sul e explorar a cooperação em novas áreas de crescimento, como indústrias de alta tecnologia, verdes e de baixo carbono.

   A China e a Coreia do Sul devem manter conjuntamente a operação estável e suave das cadeias industriais e de abastecimento, engrandecer continuamente o bolo da cooperação e alcançar melhor benefícios mútuos e resultados de ganhos recíprocos, disse Li.

   Li instou os dois lados a respeitarem os interesses fundamentais e as principais preocupações de cada um e a salvaguardarem os interesses gerais das relações bilaterais.

   A China sempre apoiou a reconciliação e a cooperação entre os dois lados na Península Coreana, sempre defendeu a manutenção da paz e da estabilidade na península e continuará promovendo as conversações de paz, disse Li.

   Por sua vez, o presidente sul-coreano disse desejar aos Jogos Asiáticos de Hangzhou um grande sucesso.

   A Coreia do Sul e a China fizeram grandes progressos nas relações bilaterais nos últimos 30 anos, o que beneficiou os dois países e os dois povos, disse Yoon.

   A Coreia do Sul está disposta a trabalhar com a China para aprimorar a comunicação e o diálogo a todos os níveis, aprofundar os intercâmbios e a cooperação em economia e comércio, cultura e outros domínios, praticar o multilateralismo e o comércio livre, promover o desenvolvimento estável e sólido das relações bilaterais e fomentar a paz e a prosperidade ao nível mundial, disse Yoon.

   A Coreia do Sul, disse ele, está disposta a reforçar a coordenação com a China e a promover a cooperação trilateral entre a Coreia do Sul, a China e o Japão.

   Wu Zhenglong, entre outros, esteve presente na reunião.

Sair da versão mobile