Hong Kong – O chefe da Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA, na sigla em inglês) disse nesta segunda-feira que o regulador está trabalhando com os bancos para promover uma maior participação da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e do Oriente Médio no mercado offshore de renminbi (RMB) de Hong Kong.
O chefe-executivo da HKMA, Eddie Yue, disse que um número crescente de economias, incluindo as do Oriente Médio e da ASEAN, quer usar o RMB para liquidar suas transações comerciais com a China.
Em um discurso na Treasury Markets Summit 2023, organizada em conjunto pela HKMA e pela Hong Kong Treasury Markets Association (TMA), Yue disse que a vantagem de Hong Kong como o principal centro de negócios offshore de RMB não é apenas uma questão de seu acesso mútuo ao mercado com o continente chinês.
De fato, Hong Kong tem o maior pool de liquidez de RMB offshore, ocupa a primeira posição em pagamentos globais de RMB e tem um ecossistema de negócios de RMB maduro, aprimorado ao longo dos anos, acrescentou.
Para atender à crescente demanda de negócios com RMB, a HKMA continuará seus esforços para melhorar a liquidez, os produtos e a infraestrutura do RMB no mercado offshore de RMB, disse ele.
Olhando para o futuro, o crescimento econômico de longo prazo e o processo de abertura da conta de capital da China continuarão a impulsionar os avanços dos negócios offshore de RMB, destacou Yue.
Ele observou que a TMA formou recentemente um grupo de trabalho com especialistas experientes em RMB de bancos de Hong Kong para coletar opiniões sobre o desenvolvimento do mercado offshore de RMB.