Beijing – O consumo de recursos hídricos não convencionais da China cresceu notavelmente em 2022, em meio aos esforços do país para garantir a segurança hídrica.
O consumo anual total de recursos hídricos não convencionais do país atingiu 17,58 bilhões de metros cúbicos em 2022, aumento de 3,75 bilhões de metros cúbicos em comparação com 2021, respondendo por 2,9% do abastecimento total de água, de acordo com um relatório divulgado recentemente pelo Ministério dos Recursos Hídricos.
A cifra foi 2,9 vezes maior do que a de 2012, e 37% maior do que a em 2020, observa o documento.
Os recursos hídricos não convencionais, incluindo água reciclada, água pluvial e água do mar dessalinizada, são considerados importantes suplementos às águas superficiais, águas subterrâneas e água da torneira, além de serem opções para o fornecimento sustentável de água.
Alimentando cerca de 20% da população mundial com apenas 6% da água doce do mundo, a China lançou uma série de iniciativas para facilitar o uso de recursos hídricos não convencionais. Segundo uma diretriz emitida em julho, o consumo anual total de recursos hídricos não convencionais deve ultrapassar 17 bilhões de metros cúbicos até 2025.
O ministério tomará mais medidas para promover a exploração e a utilização dos recursos hídricos não convencionais e realizará esquemas piloto para a distribuição de tais águas, de modo a alavancar o papel desses recursos na superação da escassez de água, ao prevenir e controlar a poluição da água.