Bagdá – O Ministério das Relações Exteriores do Iraque realizou no domingo uma cerimônia em Bagdá para marcar o 65º aniversário das relações diplomáticas entre o Iraque e a China.
O vice-ministro iraquiano para as relações bilaterais, Mohammed Hussein Bahr Al-Uloom, disse em seu discurso que “a amizade iraquiano-chinesa é histórica e enraizada através dos tempos”.
“As relações entre os dois países registraram grandes progressos com base no respeito e no benefício mútuo desde a sua criação há 65 anos”, acrescentou.
Por sua vez, o embaixador chinês no Iraque, Cui Wei, disse que os dois países desfrutam de uma profunda amizade tradicional, acrescentando que a antiga Rota da Seda ligou os dois povos há mais de 2.000 anos.
Nos últimos 65 anos, a China e o Iraque sempre se compreenderam, se confiaram e se apoiaram mutuamente, disse Cui.
Ele disse que no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota, as empresas chinesas estão ampla e profundamente envolvidas nos projetos de petróleo e eletricidade no Iraque e fizeram grandes contribuições para melhorar o crescimento econômico do país e a subsistência do seu povo.
Ele também disse que o Iraque é atualmente o terceiro maior parceiro comercial da China na região da Ásia Ocidental e Norte de África, enquanto a China é o maior comprador estrangeiro do petróleo iraquiano.