Islamabad — O projeto hidrelétrico Karot construído pela China no Paquistão, no âmbito do Corredor Econômico China-Paquistão (CECP), está desempenhando um papel vital em garantir a segurança energética do país e promover o desenvolvimento sustentável e verde, disseram parlamentares paquistaneses.
Localizado no rio Jhelum, na província de Punjab, no Paquistão, o projeto hidrelétrico Karot é construído pela China Three Gorges Corporation (CTG).
É um exemplo vivo de cooperação sincera, amizade e benefício mútuo entre o Paquistão e a China, disseram no sábado os parlamentares durante o evento “Dia Aberto” no projeto hidrelétrico.
Conversando com a Xinhua à margem do evento, Muhammad Asad Ali Khan Junejo, um parlamentar paquistanês e membro do Comitê de Energia do Senado do Paquistão, disse que a China tem apoiado o Paquistão na melhoria de sua estrutura de energia através da construção de múltiplos projetos de energia, incluindo hidro, solar, vento e carvão em todo o país.
Lançado em 2013, o CECP é um corredor que liga o porto de Gwadar, no sudoeste do Paquistão, a Kashgar, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, que destaca energia, transporte e cooperação industrial.
“O Paquistão estava enfrentando uma grave escassez de energia entre 2013 e 2014, e não foi fácil satisfazer as necessidades de milhões de pessoas em pouco tempo”, disse Junejo.
“Em nossos tempos difíceis, a China veio em nossa ajuda como um amigo de confiança, não apenas ajudando o país a superar a crise energética produzindo milhares de megawatts de eletricidade, mas também contribuindo para a construção de infraestrutura rodoviária, dando impulso ao desenvolvimento socioeconômico, ” adicionou ele.
Ele disse que o projeto hidrelétrico Karot é uma das histórias de sucesso da amizade profundamente enraizada entre Paquistão e China e atenderá às necessidades de eletricidade de mais de 5 milhões de pessoas.
Os funcionários paquistaneses e chineses trabalharam de mãos dadas com suor e sabedoria e concluíram o projeto bem antes da data prevista em junho do ano passado, acrescentou.
Mushahid Hussain Syed, senador e presidente do Comitê de Defesa do Senado do Paquistão, também elogiou o projeto hidrelétrico como uma história de sucesso do CECP, que é uma história de sucesso da Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR) proposta pela China.
Com uma capacidade de geração anual de 3,2 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade limpa, espera-se que o projeto hidrelétrico Karot economize cerca de 1,4 milhão de toneladas de carvão padrão e reduza as emissões de dióxido de carbono em 3,5 milhões de toneladas por ano, de acordo com funcionários paquistaneses da Usina Hidrelétrica Karot.
“Fez uma diferença qualitativa para a economia do Paquistão e para a segurança energética. Portanto, estamos tendo um desenvolvimento verde de qualidade, que também é útil para a ecologia do Paquistão”, disse Syed, acrescentando que o projeto também fez diferença na vida das pessoas através da responsabilidade social corporativa construindo estradas, escolas e hospitais na área.
Além disso, cerca de 5.000 moradores conseguiram empregos, direta ou indiretamente, durante a construção do projeto, segundo Syed.
“Então, mudou o jogo”, disse ele.
Aderindo ao conceito de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, a China, por meio de sua ICR centrada nas pessoas, tem trazido benefícios para pessoas em muitos países, especialmente para países em desenvolvimento, incluindo o Paquistão, disse à Xinhua o senador e presidente do Comitê de Recursos Hídricos do Senado do Paquistão, Syed Muhammad Sabir Shah.
O Paquistão é abençoado com abundantes recursos hídricos e há necessidade de melhorar a conservação e gestão da água no país, disse ele.
Por meio de barragens como o projeto hidrelétrico Karot, o Paquistão pode aumentar sua capacidade de gestão de água e segurança energética e ajudar a alcançar metas de desenvolvimento sustentável, acrescentou.