Corrida de barcos-dragão na Romênia marca festival tradicional chinês
Renato Almeida
Bucareste — A corrida de amizade de barcos-dragão China-Romênia para celebrar o Festival do Barco Dragão da China foi realizada neste domingo no Lago Bordei, nos subúrbios do norte de Bucareste, a capital romena.
Foi a primeira do gênero realizada no país do leste europeu e atraiu um público de mais de 500 pessoas. Após a corrida, as pessoas foram convidadas a apreciar a exposição e apresentação cultural “Patrimônio Mundial na China”.
O embaixador chinês na Romênia, Han Chunlin, destacou durante a cerimônia de abertura que o Festival do Barco do Dragão é um dos quatro festivais tradicionais da China, com uma história de mais de 2.000 anos. É também o primeiro festival na China a ser listado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
“O objetivo de nossa celebração do Festival do Barco do Dragão é levar adiante a excelente cultura tradicional chinesa e herdar o patriotismo e o espírito coletivista da nação chinesa”, disse Han.
Ele pediu esforços conjuntos na implementação da Iniciativa da Civilização Global, fortalecendo os intercâmbios e o aprendizado mútuo entre as civilizações, aprimorando os laços interpessoais e promovendo continuamente o desenvolvimento das relações amistosas China-Romênia.
Cinco equipes participaram da competição, para a qual o embaixador chinês e os convidados romenos pintaram os olhos do dragão ornamental em barcos-dragão.
O festival cultural também apresentou diversos programas, como artes marciais, apresentações de dança e música de cítara chinesa para o povo romeno. Estas apresentações despertaram grande interesse pela cultura chinesa entre a população local, recebendo muitos aplausos do público.
Durante o evento do Festival do Barco do Dragão, as pessoas participaram ativamente de várias atividades, como fazer zongzi (bolinhos tradicionais de arroz glutinoso), tecer nós chineses, escrever caligrafia, arte do chá, origami e maquiagem facial.
Xu Ningbo, diretor do Centro Cultural Chinês em Bucareste, disse que a realização bem-sucedida da primeira corrida de amizade de barcos-dragão China-Romênia e do Festival do Barco do Dragão promoveu os laços interpessoais e os intercâmbios culturais entre os dois países. A cultura tradicional relacionada ao Festival do Barco do Dragão aprofundou ainda mais a compreensão da China, disse Xu.
O evento foi co-organizado pela Associação de Qingtian da Romênia, Associação de Ruian de Zhejiang, Associação Chinesa de Esporte e Cultura da Romênia, Câmara de Comércio Chinesa Ultramarina de Zhejiang e Centro Cultural Chinês em Bucareste.