Cairo — A China doou um lote de instalações públicas de economia de energia ao Egito no domingo para ajudar a promover a transformação verde e a adaptação climática do país do norte da África.
A doação, incluindo iluminação pública de LED solar, lâmpadas de LED, sistemas domésticos solares e condicionadores de ar com eficiência energética, é fornecida pelo Ministério de Ecologia e Meio Ambiente da China para ajudar os padrões de consumo do Egito a se tornarem verdes.
Durante a cerimônia de entrega realizada no Cairo, capital do Egito, o embaixador chinês no Egito, Liao Liqiang, observou que a cooperação China-Egito para lidar com a mudança climática reflete a amplitude e a profundidade da amizade entre os dois países.
“Isso mostra a firme determinação da China e do Egito em promover a transformação verde e de baixo carbono e combater a mudança climática”, disse o embaixador.
Ali Abo Sena, chefe-executivo da Agência de Assuntos Ambientais do Ministério do Meio Ambiente egípcio, disse à Xinhua que a doação pode ajudar o Egito a cumprir seu compromisso climático ao reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
A doação foi realizada no âmbito de um memorando de entendimento sobre doações para combater a mudança climática assinado pelo Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China e pelo Ministério do Meio Ambiente do Egito em 2016.