Brazzaville — O governo chinês ofereceu no sábado à República do Congo, por meio do Programa Alimentar Mundial (PAM), assistência alimentar para pessoas vulneráveis nas áreas urbanas do país.
A cerimônia de entrega foi realizada no escritório do PAM no país com a participação do embaixador da China na República do Congo, Ma Fulin, e da ministra de Assuntos Sociais, Solidariedade e Ação Humanitária, Irene Marie Cecile Mboukou-Kimbatsa.
O PAM e os governos locais distribuirão doação de arroz para cerca de 170 mil pessoas nas cidades de Brazzaville e Pointe-Noire.
“Este projeto diz respeito à implementação de uma doação de alimentos para populações vulneráveis em áreas urbanas da República do Congo”, disse Ma na cerimônia.
“Esta ajuda permitiu prestar assistência alimentar e nutricional de emergência às famílias afetadas pelas cheias de 2019 e 2020”, disse a ministra congolesa. Ela pediu que outros parceiros ajudem o país a enfrentar os desafios, incluindo a luta contra a pobreza.
“O apoio, tanto técnico quanto financeiro, também é muito valioso para nós na implementação de projetos para fortalecer e desenvolver a ação humanitária”, disse Mamadou Mbaye, representante interino do PAM no Congo, destacando que a China é um dos maiores apoiadores desta organização da ONU.