Reykjavik — As atividades de promoção no exterior da Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, na sigla em inglês) aconteceram na Islândia pela primeira vez na sexta-feira. Representantes de organizações governamentais da China e da Islândia, além de empresários locais, participaram do evento realizado em Reykjavik, com grandes expectativas sobre a próxima edição.
O embaixador da China na Islândia, He Rulong, afirmou que, nos últimos anos, o governo e as empresas islandesas deram grande importância e participaram ativamente da CIIE. Mais de 40 empresas islandesas participaram da exposição na China e é estimado que a CIIE oferecerá oportunidades significativas para as empresas islandesas entrarem no mercado chinês e expandirem suas exportações para a China. As empresas islandesas foram bem recebidas para compartilhar os dividendos do desenvolvimento da China.
Petur Oskarsson, CEO da Business Iceland, responsável pela comercialização das exportações islandesas, disse que a China é considerada um dos mercados mais atraentes para a Islândia. As empresas islandesas participam da CIIE há vários anos consecutivos. Falando sobre os preparativos para o evento deste ano, ele disse que além das empresas que já participaram das edições anteriores, também há novas empresas mostrando muito interesse.
Zhang Weimin, presidente-assistente do Centro Nacional de Exposições e Convenções (Shanghai), saudou as empresas islandesas para alavancar seus pontos fortes em áreas como alimentação e turismo, além de aumentar a cooperação pragmática, expandir o comércio e promover conjuntamente o desenvolvimento verde por meio da plataforma da CIIE, trazendo mais produtos e serviços de qualidade aos consumidores chineses.
A presidente do Conselho de Comércio Sino-islandês, Jonina Bjartmarz, assinou um memorando de cooperação com o Escritório da Exposição Internacional de Importação da China durante o evento de promoção.
Ela disse que muitas empresas islandesas que participaram da CIIE alcançaram um bom desenvolvimento na China. A plataforma fornecida pela exposição permite que as empresas islandesas recebam mais atenção e oportunidades de entrar no mercado chinês por meio da colaboração.
A sexta CIIE será realizada em novembro em Shanghai, China.