Harare — A Embaixada da China no Zimbábue realizou uma cerimônia de doação nesta terça-feira em Harare, capital do Zimbábue, para alegrar os órfãos e outras crianças vulneráveis no país.
As crianças do Lar Infantil Hupenyu Hutsva, na zona de Highfield, no subúrbio de Harare, receberam pacotes incluindo cobertores, mantimentos e artigos de papelaria. A doação fez parte de uma campanha de assistência médica para crianças africanas, intitulada “Aquecer os Corações das Crianças: Uma Ação Conjunta China-África”, iniciada conjuntamente por Peng Liyuan, esposa do presidente chinês Xi Jinping, e a Organização das Primeiras-Damas Africanas para o Desenvolvimento.
A equipe médica chinesa no Zimbábue também realizou exames médicos gratuitos para cerca de 100 crianças após a cerimônia.
Em um discurso lido em seu nome pelo vice-ministro do Governo Local e Obras Públicas Marian Chombo, a primeira-dama do Zimbábue, Auxillia Mnangagwa, expressou gratidão a Peng pela doação.
“As necessidades diárias e os artigos de papelaria contribuirão muito para capacitar os órfãos em seus esforços educacionais e seu bem-estar”, disse Auxillia Mnangagwa. “Este precioso presente veio como um pilar fundamental para apoiar meus esforços para garantir que cada segmento menos privilegiado de nossa sociedade receba ajuda e assistência adequada para padrões de vida melhores e sustentáveis.”
Falando na cerimônia, o embaixador chinês no Zimbábue, Zhou Ding, disse que a China continuará a apoiar a causa das crianças no Zimbábue, a fim de melhorar o bem-estar dos grupos vulneráveis no país.
“A China acredita firmemente que o direito à subsistência e ao desenvolvimento são os direitos humanos básicos de importância primordial, o que definitivamente exige melhores condições de desenvolvimento para mulheres e crianças”, disse ele. “Acredito que, com amor e carinho, nossas crianças crescerão saudáveis e se tornarão talentosas para construir um Zimbábue melhor.”
“Espero que as crianças aqui possam manter a amizade China-Zimbabwe em suas mentes e se tornar os herdeiros e promotores da amizade”, disse Zhou.