Beijing — A China lançou seu primeiro plano para desenvolver a agricultura protegida moderna, designando quatro tarefas principais para o setor no período 2023-2030.
A estratégia, emitida conjuntamente pelo Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais e por outros três órgãos governamentais, indica que o cultivo protegido moderno deve ser eficiente em termos energéticos e adequado para operações de máquinas, e a pecuária será baseada em desenvolvimento eficiente e intensivo, disse o ministério na quinta-feira.
De acordo com o plano, a indústria pesqueira se concentrará principalmente na aquicultura ecológica, e as modernas instalações logísticas enfatizarão o armazenamento, a preservação e a secagem de produtos agrícolas.
O plano observa que, até 2030, a taxa de mecanização da agricultura protegida e a taxa de contribuição do progresso científico e tecnológico para o setor provavelmente chegarão a 60% e 70%, respectivamente, e bases de inovação para a agricultura protegida moderna serão construídas.
O país reforçará o seu apoio político e orientará o capital social a investir ativamente no desenvolvimento da agricultura protegida moderna através de medidas que incluem subsídios ao investimento e títulos especiais.