Beijing — A produção industrial de valor agregado, um importante indicador econômico na China, subiu 3,5% em termos anuais em maio, mostraram dados divulgados nesta quinta-feira pelo Departamento Nacional de Estatísticas.
A taxa de crescimento foi 2,1 pontos percentuais menor do que a de abril, informou a agência.
A produção industrial da China superou os fatores adversos da fraca demanda do mercado e da queda dos preços, mantendo o ímpeto de recuperação em maio, disse Fu Linghui, porta-voz do DNE, em coletiva de imprensa.
Em termos de segmentos, a produção do setor manufatureiro aumentou 4,1% ano a ano durante o período, enquanto a produção e fornecimento de eletricidade, aquecimento, gás e água subiram 4,8%.
Em termos de propriedade, as empresas estatais registraram um aumento de 4,4% na produção, enquanto a produção do setor privado cresceu 0,7%.
Em termos de tipos de produtos, as produções de células solares e veículos de nova energia saltaram 53,1% e 43,6% ano a ano, respectivamente.
De janeiro a maio, a produção industrial do país subiu 3,6% na comparação anual.
A produção industrial é usada para medir a atividade das grandes empresas, cada uma com um volume anual de negócios principais de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,8 milhões).