Rangum — O primeiro lote de suprimentos de socorro doado pelo governo chinês chegou nesta segunda-feira ao Aeroporto Internacional de Rangum de Mianmar e foi entregue ao lado de Mianmar.
O ministro-chefe da região de Rangum, U Soe Thein, o embaixador chinês em Mianmar, Chen Hai, e funcionários do Comitê Regional de Gestão de Desastres de Rangum participaram da cerimônia de entrega no aeroporto.
Falando na cerimônia, Thein expressou gratidão à China por prestar assistência às áreas afetadas pelo ciclone em Mianmar, dizendo que isso exemplifica o espírito de bons vizinhos.
Os suprimentos de socorro doados pela China serão enviados ao estado de Rakhine por navio o mais rápido possível, disse ele.
De sua parte, Chen disse que é o primeiro lote de suprimentos de emergência, incluindo mosquiteiros e cobertores, doados pelo governo chinês para regiões atingidas por ciclone em Mianmar.
O próximo lote incluirá itens essenciais, como alimentos, água potável, geradores, materiais de purificação de água e outros suprimentos necessários, disse ele.
O embaixador disse que a doação reflete o espírito da comunidade China-Mianmar com um futuro compartilhado, enfatizando a assistência humanitária da China e o apoio a Mianmar em tempos de dificuldade.
Em 14 de maio, o ciclone Mocha atingiu Mianmar, matando mais de 140 pessoas e danificando dezenas de milhares de casas.