Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Portos de Shanghai registram crescimento de 17% nas importações de bens de consumo entre janeiro e maio

Vista noturna da área de Lujiazui de Pudong, no leste da China, em Shanghai. Foto: Wang Xiang

Shanghai — As importações de bens de consumo nos portos de Shanghai atingiram 326,1 bilhões de yuans (US$ 45,6 bilhões) nos primeiros cinco meses deste ano, um aumento de 17% em termos anuais, informou nesta terça-feira a alfândega local.

A alfândega de Shanghai disse que se recuperou para o nível do mesmo período de 2021, respondendo por mais de 40% do total das importações de bens de consumo no país, o que, em certa medida, reflete uma recuperação no consumo no mercado interno da China.

Entre os bens, o valor de importação de produtos aquáticos e frutas secas e frescas totalizou 10,95 bilhões de yuans e 10,05 bilhões de yuans, alta anual de 41,9% e 28,7%, respectivamente.

O Aeroporto Internacional de Pudong de Shanghai, um dos principais aeroportos de carga do país, movimentou 22.000 toneladas de produtos aquáticos frescos importados de janeiro a maio, um aumento de 1,2 vez em relação ao ano passado. Os produtos aquáticos foram importados de países como França, Nova Zelândia, Índia, Paquistão e Tailândia.

Desde que a Parceria Econômica Regional Abrangente entrou em vigor, um número crescente de produtos agrícolas, como frutas da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, em inglês), entrou no mercado chinês. Nos primeiros cinco meses de 2023, o porto Waigaoqiao de Shanghai movimentou 488.000 toneladas de frutas importadas dos países da ASEAN, com um valor de 976 milhões de yuans.

Sair da versão mobile