Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Festival Internacional de Cinema de Shanghai realiza primeira semana de filmes de ficção científica

MOSS, computador quântico inteligente do filme de ficção científica "The Wandering Earth", é exibido em uma exposição na Convenção de Ficção Ciêntífica da China (CSFC, em inglês) de 2023, em Beijing, em 30 de maio de 2023. Foto: Chen Zhonghao

Shanghai — O 25º Festival Internacional de Cinema de Shanghai (SIFF, sigla em inglês) lançou sua primeira semana de filmes de ficção científica para mostrar e reunir sabedoria para a crescente indústria cinematográfica de ficção científica do país.

O evento, que começou no domingo, apresenta fóruns e exibições de filmes de ficção científica nacionais e estrangeiros, incluindo filmes clássicos de ficção científica chineses filmados na década de 1980.

Seu principal fórum no domingo reuniu muitos criadores proeminentes de filmes de ficção científica, incluindo Guo Fan, diretor dos sucessos de bilheteria de ficção científica da China “The Wandering Earth” e “The Wandering Earth II”.

Ao revelar os planos para a produção de “The Wandering Earth III”, Guo disse que sua equipe passaria mais tempo se familiarizando com as novas tecnologias, incluindo as tecnologias de inteligência artificial (IA), que, segundo ele, serão um divisor de águas na produção de filmes no futuro.

A semana de filmes de ficção científica também divulgará informações sobre os projetos de filmes de ficção científica mais proeminentes do país nos próximos anos, disseram os organizadores.

O 25º SIFF foi aberto na metrópole de Shanghai, no leste da China, na sexta-feira. Cerca de 450 filmes nacionais e estrangeiros serão exibidos em 41 cinemas da cidade durante os nove dias do evento.

Fundado em 1993, o SIFF tem atraído cada vez mais a atenção internacional graças ao crescente mercado cinematográfico da China. A bilheteria da China em 2023 atingiu a marca de 20 bilhões de yuans (US$ 2,8 bilhões) no início de maio, mais cedo do que no ano passado, de acordo com as plataformas de dados de filmes Maoyan e Beacon.

Sair da versão mobile