Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Busca da China por renovação urbana pode inspirar cidades do mundo inteiro, diz alta funcionária da ONU

Foto aérea tirada no dia 25 de maio de 2023 mostra áreas urbanas da cidade de Zhanjiang, província de Guangdong, sul da China. Fazendo fronteira com o Mar da China Meridional a leste e o Golfo de Beibu a oeste e encontrando a Ilha de Hainan ao sul através do Estreito de Qiongzhou, a cidade de Zhanjiang na província de Guangdong, sul da China, tem a maior área florestal de mangue do país e é uma base importante de produtos aquáticos. Nos últimos anos, a cidade focou no desenvolvimento de indústrias verdes e na economia marinha. Foto: Deng Hua Maimunah Mohd Sharif, diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat, em inglês), disse que a China estabeleceu uma relação de trabalho próxima com o UN-Habitat para avançar na agenda global de renovação urbana por meio de financiamento direcionado, transferência de tecnologia e desenvolvimento de capacidade.

Nairóbi — As medidas estratégicas que a China adotou para deixar suas cidades mais verdes são essenciais na busca global por urbanização sustentável, resiliência climática e crescimento inclusivo, disse a diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat, em inglês), Maimunah Mohd Sharif.

A China é pioneira na recuperação urbana recentemente, inspirando o Sul Global, onde as cidades crescem rapidamente, a seguir esse exemplo, disse Sharif à Xinhua em entrevista recente antes da segunda sessão da Assembleia da UN-Habitat agendada para acontecer de 5 a 9 de junho em Nairóbi, capital do Quênia.

Sharif disse que, durante suas visitas ao país, se impressionou com a abordagem da China para uma urbanização com foco nas pessoas, afirmando que esse modelo pode inspirar outras regiões a fazerem o mesmo.

Ela elogiou o progresso da China na erradicação da pobreza, na resposta climática e no fornecimento de moradias acessíveis, acrescentando que a recuperação das principais cidades por meio do envolvimento dos jovens é inspiradora.

A China enviou uma delegação para participar da assembleia, realizada sob o tema “Um futuro urbano sustentável por meio do multilateralismo inclusivo e eficiente: alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em tempos de crise global”.

Sharif destacou a importância da presença da delegação chinesa na assembleia para compartilhar informações importantes e práticas recomendadas sobre renovação urbana com outras regiões.

Ela disse que, graças aos investimentos chineses em infraestrutura de transporte, como rodovias modernas, ferrovias, aeroportos e portos marítimos, as cidades africanas estão seguindo um caminho de renovação.

Sharif espera que Beijing continue facilitando o fluxo de tecnologia e conhecimento para planejadores urbanos, engenheiros e investidores locais da África a fim de promover o desenvolvimento urbano sustentável no continente.

“Estamos prontos para cooperar com o governo da China e os governos da África no avanço da agenda de urbanização sustentável”, disse Sharif.

A funcionária da ONU disse que a China estabeleceu uma relação de trabalho próxima com o UN-Habitat para avançar na agenda global de renovação urbana por meio de financiamento direcionado, transferência de tecnologia e desenvolvimento de capacidade.

Sharif citou que a quarta sessão do Fórum Urbano Mundial, realizada em Nanjing, China, em novembro de 2008, gerou impulso na busca global pelo estabelecimento de cidades resilientes e inclusivas.

Pessoas em cafeteria em Xi’an, província de Shaanxi, noroeste da China, no dia 25 de março de 2023. Contando com ricos recursos históricos e culturais, Xi ‘an, uma cidade com mais de 3.100 anos de história, integrando a cultura e o turismo, promove e incentiva novo modelo de consumo para injetar mais vitalidade na vida urbana. Foto: Shao Rui

A China também foi fundamental na criação do Dia Mundial das Cidades, comemorado anualmente em 31 de outubro, disse ela, acrescentando que o primeiro Dia Mundial das Cidades foi celebrado em Shanghai em 2014, o que elevou o nível de compartilhamento das melhores práticas da China para promover o crescimento urbano sustentável.

Em 2022, o UN-Habitat inaugurou o Prêmio Global para o Desenvolvimento Sustentável nas Cidades (Shanghai Award, em inglês) para incentivar o desenvolvimento urbano sustentável globalmente. Sharif disse que o vencedor de 2023 será anunciado em outubro.

O Shanghai Award, de acordo com Sharif, busca inspirar as cidades a serem mais proativas ao enfrentar desafios por meio de aprendizado compartilhado, pesquisa e localização de metas de desenvolvimento sustentável.

Sharif disse que o UN-Habitat visa aumentar o apoio da China em diversas áreas como financiamento, tecnologia, inovações e capacitação para acelerar a implementação de seus principais projetos de renovação urbana no Sul Global.

Sair da versão mobile