Argel — O projeto “Estante de Livros Chinesa” foi inaugurado neste domingo na Universidade de Argel 1, com o objetivo de fortalecer o intercâmbio cultural e a cooperação educacional entre a China e a Argélia.
A “Estante de Livros Chinesa” consiste em 460 livros escritos em árabe, francês e inglês, abrangendo aspectos político, econômico, social e cultural da China. Todos os livros são fornecidos pela petrolífera chinesa Sinopec.
A cerimônia contou com a presença do embaixador chinês, Li Jian, o reitor da Universidade de Argel 1, Fares Mokhtari, o representante-chefe da Sinopec África, Wei Dong e o representante do Ministério de Energia e Mineração da Argélia, Fatiha Relimi.
O embaixador chinês disse estar confiante de que os livros doados servirão como uma janela para o amplo conhecimento da China e ajudarão os alunos a obter uma compreensão mais profunda da China.
Por seu lado, Fares Mokhtari destacou a estante como “uma ponte de conhecimento e cultura para reforçar os fortes laços bilaterais entre a China e a Argélia”, acrescentando que “a universidade procura uma colaboração mais prática com entidades e universidades chinesas”.
Wei Dong expressou sua esperança de que os livros “contribuam para o desenvolvimento da universidade e o crescimento dos alunos, enfatizando que “a Sinopec continua comprometida com sua responsabilidade social ao apoiar a economia sustentável e diversificada da Argélia”.