Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Receita fiscal da China sustenta crescimento nos primeiros quatro meses

Foto de arquivo mostra notas de renminbi (moeda chinesa) em um banco no distrito de Tancheng, na cidade de Linyi, Província de Shandong, no leste da China. Foto: Zhang Chunlei

Beijing — A receita fiscal da China manteve um ímpeto de crescimento constante nos primeiros quatro meses de 2023, mostraram dados oficiais divulgados nesta quinta-feira.

A receita fiscal do país expandiu 11,9% ano a ano, para quase 8,32 trilhões de yuans (US$ 1,19 trilhão) durante o período, de acordo com o Ministério das Finanças.

O aumento foi parcialmente impulsionado pela contínua recuperação econômica do país, explicou a pasta.

Excluindo o impacto dos fatores como reembolsos de crédito de imposto sobre valor agregado, a receita fiscal cresceu 4% em termos anuais.

Durante o período, o governo central arrecadou cerca de 3,76 trilhões de yuans em receita fiscal, um aumento de 8,6%, e os governos locais coletaram mais de 4,56 trilhões de yuans, uma alta de 14,8%.

A receita tributária ficou em quase 7,04 trilhões de yuans no período de janeiro a abril, alta de 12,9% ano a ano.

Os gastos fiscais aumentaram 6,8% ano a ano, atingindo cerca de 8,64 trilhões de yuans no período.

Os dados mostram que o país manteve a intensidade dos gastos necessários, aumentando o insumo fiscal em elos fracos e áreas-chave do desenvolvimento econômico e social, segundo o ministério.

Sair da versão mobile